sábado, julho 31, 2010

Além da Enfermagem


Como todos os profissionais da saúde, o enfermeiro deixou de exercer somente sua única função que era cuidar de doentes.
O mercado evoluiu rapidamente e hoje pede um profissional mais completo. O profissional enfermeiro segue exercendo suas atividades assistenciais, mas teve sua função ampliada para a de um gestor. A carreira ainda se inicia lá na ponta, com o auxílio direto aos pacientes. No entanto, o enfermeiro pode crescer na profissão, ganhar funções ligadas à coordenação de equipes e até mesmo chegar à gerência de unidades administrativas.
Contudo, para que isso aconteça além de ter estudado em uma boa faculdade, o mercado está exigindo cada vez mais especialização ou MBA na área de saúde.
Entretanto, se a área de gestão não o atrai, ele pode se especializar em auditoria, outro setor que vem crescendo bastante e necessitando de profissionais de enfermagem que saibam relacionar custos e benefícios de medicamentos e equipamentos hospitalares. Antes de se decidir pela profissão é preciso terem mente que o trabalho diário é bem puxado.São rotineiros os plantões noturnos e os de fins de semana e feriados. Passar Natal e Ano Novo longe da família é comum. Assim, é preciso ter muita disciplina, respeito e amor ao que se faz.

Veja alguma das áreas que os enfermeiros podem atuar:
  • enfermagem obstétrica, pediátrica
  • enfermagem de trabalho
  • Atendimento domiciliar
  • Ensino/docência
  • Enfermagem de saúde pública
Visite o link: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/profissoes_271742.shtml
Powered By Blogger